Neste artigo vamos explicar passo a passo como instalar o WordPress no seu alojamento, usando um programa de FTP. Embora hoje em dia seja bastante usual as empresas de alojamento oferecerem aos seus clientes, ferramentas que permitem fazer a instalação automaticamente com apenas alguns cliques, não tendo o utilizador que se preocupar com todo o processo. Nós optamos por explicar como fazer usando um programa de FTP para dar a conhecer mais pormenores de como este processo funciona. No final vai verificar que é realmente muito fácil.

O WordPress é a plataforma para Blogs e Sistema de Gestão de Conteúdos (em inglês CMS – Content Managment System) mais popular do momento, e uma das muitas razões que o faz tão popular é pela sua simplicidade na instalação. Normalmente, a instalação demora entre 5 a 15 minutos, podendo mesmo demorar menos caso você já tenha alguma prática.

Antes de começarmos, precisamos de saber determinados dados e ter algumas ferramentas que nos vão apoiar durante a instalação.

Dados e ferramentas necessárias

Para que se possa dar início à instalação, é fundamental que tenha os dados de acesso ao seu alojamento via FTP, cPanel e um programa de FTP.

  • Dados de acesso via FTP
    O FTP (File Transfer Protocol) é um protocolo cliente-servidor para transferência de ficheiros. Para que possa aceder, você precisa de saber o nome do utilizador, palavra-passe e o endereço de acesso. Normalmente o endereço é do tipo ftp.omeuwebsite.com
  • Dados de acesso via cPanel
    O cPanel é uma ferramenta bastante popular que as empresas de alojamento disponibilizam ao seus clientes, permitindo-lhes administrar e configurar as suas contas com uma interface web bastante amigável. Visto que vamos usar esta ferramenta para criar a base de dados e o seu utilizador, você precisa de saber o nome do utilizador, palavra-passe e endereço de acesso via cPanel ao seu alojamento. Normalmente os dados são os mesmos para o acesso via FTP, apenas com a diferença no endereço que costuma ser do género http://www.oseuwebsite.com/cpanel
  • Programa de FTP
    Um programa de FTP permite-lhe enviar e receber ficheiros de e para o seu alojamento. Como você precisa de enviar os ficheiros do WordPress para o seu alojamento, vai ter necessidade de usar este programa. É aqui que os seus dados de acesso via FTP vão ser usados. Temos vários programas à nossa disposição, mas vamos usar o FileZilla por ser bastante fácil de usar, leve e grátis.

Passos para instalar o WordPress

Agora que já temos todos os dados e ferramentas necessárias, está na altura de começar a instalação, faltando apenas referenciar que os passos que se seguem são baseados na versão (3.5.1) mais recente e estável do WordPress disponível até à data deste tutorial.

1. Verificação dos requisitos mínimos

Para que o WordPress funcione sem qualquer tipo de problema no seu alojamento, é de todo recomendável que verifique se o mesmo preenche todos os requisitos mínimos. O seu alojamento, necessita de ter instalado e configurado o PHP versão 5.2.4 (ou superior) e o MySQL versão 5.0 (ou superior). Recomendamos que consulte todos os requisitos no site oficial do WordPress.

2. Download do WordPress

Como já tínhamos referido anteriormente, o WordPress é a plataforma para Blogs e Sistema de Gestão de Conteúdos mais popular do momento e como tal, tem muitos utilizadores que contribuem todos os dias para corrigir, melhorar e aperfeiçoar ainda mais. É por estas razões que você deve sempre instalar a versão mais recente e estável que está disponível na página de download do WordPress.

Recomendamos que instale a versão em português, mas caso pretenda também pode instalar a versão em inglês:

3. Envio dos ficheiros para o alojamento

Agora que já fez o download da versão do WordPress que deseja instalar, é necessário enviar todos os ficheiros para o seu alojamento. Já deve ter reparado, que fez download de um ficheiro em formato .zip, e como tal tem de descompactar esse mesmo ficheiro.

Descompactar o ficheiro antes de instalar o WordPress

Depois de descompactado, está na altura de executar o seu programa de FTP e introduzir os seus dados de acesso do seu alojamento via FTP para efectuar o login. O WordPress permite que seja instalado na directoria principal (/public_html/) ou numa subdirectoria (/public_html/subdirectoria/).

Presumindo que efectuou o login com sucesso, vamos assumir que escolheu por instalar o WordPress na directoria principal. Sendo assim, no programa de FTP, só tem de seleccionar todos os ficheiros do WordPress que estão na directoria que usou para descompactar e arrastar para a directoria principal do seu alojamento. Se escolheu por instalar numa subdirectoria, basta efectuar o mesmo processo, mas agora arrastando os ficheiros para essa mesma subdirectoria.

Enviar os ficheiros do WordPress para o alojamento

Um aspecto importante em relação à directoria principal, é que esta pode ser diferente (ex. /www/, /website/, etc…) de alojamento para alojamento, mas normalmente o nome da mesma costuma ser sempre “public_html”. Quanto este processo estiver finalizado, está na altura de criarmos a base de dados.

4. Criar base de dados e utilizador

Tendo todos os ficheiros no seu alojamento, está na altura de criar a base de dados e o utilizador que vai ficar associado a essa base de dados. Para executar esta tarefa, vamos usar o cPanel. Como já tínhamos referido anteriormente, é usual o endereço ser do tipo http://www.oseuwebsite.com/cpanel

Recomendamos que escolha um nome para a base de dados, utilizador e palavra-passe difíceis de adivinhar (ex. wp1db20tX) e consoante vai executando os passos, vá apontando os dados num papel ou num ficheiro de texto, pois vai necessitar dos mesmos quando estiver a executar o ficheiro de instalação do WordPress.

Após ter introduzido o nome do utilizador e a palavra-passe no cPanel, caso o login tenha sido feito com sucesso siga os seguintes passos:

  1. Localize a secção “Base de Dados” (em inglês “Databases”) e clique no ícone “Guia de MySQL” (em inglês “MySQL Database Wizard”).
  2. Introduza o nome da base de dados que deseja e clique no botão “Próximo Passo”.
    (ATENÇÃO: já deve ter reparado, que antes da caixa onde introduziu o nome da base dados está o seu nome de utilizador, ou seja se o seu nome de utilizador for user1 e o nome da base de dados que escolheu for wp_db_teste, então o nome da sua base de dados vai ser user1_wp_db_teste e não wp_db_teste)
  3. Introduza o nome do utilizador e palavra-passe para a base de dados.
    (ATENÇÃO: é recomendável que use uma palavra-passe muito forte, para tal clique no botão “Gerenciador de Senha”. Quando aparece a janela do “Gerenciador de Senha”, caso queira escolher uma palavra-passe diferente, basta clicar no botão “Gerar Senha”, depois seleccionar a opção “Copiei esta senha num local seguro.” e por ultimo clicar no botão “Usar Senha”. De seguida clique no botão “Criar Usuário”)
    Palavra-passe para o utilizador da base de dados Criar utilizador da base de dados
  4. O próximo passo consiste em atribuir permissões ao utilizador criado previamente. É usual seleccionar todas as permissões, ou seja basta seleccionar a opção “Todas Permissões” e clicar no botão “Próximo Passo”.
    Permissões do utilizador da base de dados

Agora que já temos todos os ficheiros do WordPress no nosso alojamento, a base de dados e o seu utilizador, está na altura de executarmos o ficheiro de instalação do WordPress.

5. Ficheiro de instalação do WordPress

O processo é muito simples. Como optamos por instalar na directoria principal, você só necessita de introduzir o endereço do seu site no seu browser. Se tudo correu bem, neste momento está a ver uma página igual à imagem seguinte:

Criar ficheiro de configuração do WordPress

Para prosseguir, clique no botão “Create a Configuration File”. Leia com atenção as informações que lhe são apresentadas e clique no botão “Vamos a isto!”. Se tudo correu como previsto, neste momento está a ver uma página, que lhe está a pedir os dados de conexão à sua base de dados.

Dados de conexão à base de dados do WordPress

Está lembrado que anteriormente aconselhamos que guardasse os dados num papel ou num ficheiro de texto? Sendo assim, no ponto:

  1. Introduza o nome da base de dados que criou anteriormente.
  2. Introduza o nome do utilizador que escolheu para a base de dados.
  3. Introduza a palavra-passe que escolheu para o utilizador da base de dados.
  4. Normalmente o servidor da base de dados costuma ser sempre “localhost”.
  5. Recomendamos que altere o prefixo das tabelas para algo diferente (ex. mydbtable_), visto “wp_” ser um valor por defeito o qual não deve ser usado por questões de segurança.

Quando todos os dados estiverem introduzidos, clique no botão “Submeter”. Se tudo correr sem qualquer tipo erro, irá verificar que a instalação do WordPress já consegue comunicar com a base de dados.

Iniciar a instalação do WordPress

Clique no botão “Instalar” e preencha os dados que lhe são pedidos na próxima página, mas leia com atenção as notas que são sugeridas.

Dados do seu site no WordPress

Antes de clicar no botão “Instalar WordPress”, preencha os campos que lhe são apresentados:

  1. Introduza o título do seu site.
  2. Introduza o nome do utilizador que vai usar como administrador.
    (ATENÇÃO: nunca use o nome que o WordPress sugere por defeito, ou seja “admin”. Introduza um nome que apenas e só você saiba e completamente diferente, como por exemplo “sAtyudm56″)
  3. Introduza a palavra-passe para o utilizador que vai usar como administrador.
    (ATENÇÃO: escolha uma palavra-passe forte. Siga a dica que o WordPress sugere)
  4. Repita a palavra-passe introduzida anteriormente.
  5. Introduza o endereço de email que vai usar para receber notificações (ex. recuperar a palavra-passe de administração).
  6. Permita que os motores de busca indexem o seu site.

Quando todos os dados estiverem introduzidos, clique no botão “Instalar WordPress” e espere alguns segundos. Se tudo foi bem sucedido, neste momento está a ver uma página informando que a instalação foi feita com sucesso. Parabéns, a instalação do WordPress está finalizada.

Caso tenha tido algum problema na instalação, verifique a informações que o site do WordPress disponibiliza e que o podem ajudar.

6. Finalizar a instalação

Agora que todo o processo de instalação do WordPress está realizado, pode começar por clicar no botão “Iniciar sessão” e autenticar-se com os seus dados de administrador no seu novo site. Explore todas as funcionalidades que tem ao seu dispor, que vão desde a criação de páginas, artigos, escolha de novos temas (themes), plugins, widgets e muito mais.

Dica: se mais tarde necessitar de aceder à página de autenticação, basta escrever o endereço http://www.oseuwebsite.com/wp-admin/ e introduzir os respectivos dados.

Conclusão

Esperamos que com este artigo, você tenha aprendido os passos fundamentais para instalar o WordPress usando um programa de FTP sem qualquer tipo de problema. Caso tenha algumas dúvidas, deixe o seu comentário que tentaremos sempre apresentar uma solução.