Algumas dicas para poupar energia eléctrica
Actualizado em por VISENER
Esteja a par das nossas novidades.
Actualizado em por VISENER
Devido à conjuntura actual, a palavra poupar está presente no dia-a-dia das pessoas. Reduzir custos tornou-se quase imperativo nas nossas vidas, de maneira que vamos dar algumas dicas de como poupar energia eléctrica de forma simples e eficaz.
Existem vários tipos de lâmpadas, onde a escolha correcta das mesma, pode influenciar bastante o consumo de energia. A colocação de lâmpadas mais eficientes, reduzirá os gastos na factura.
Por exemplo, uma lâmpada incandescente de 60W equivale a uma fluorescente compacta de 15W, gastando esta cerca de 1/4 da potência, obtendo a mesma luminosidade. Assim, permite-lhe poupar cerca de 75% da energia consumida e em questão à sua durabilidade, as incandescentes podem durar cerca de 1000 horas, enquanto as fluorescentes compactas duram cerca de 15000 horas.
Outras lâmpadas que trazem bastantes vantagens são as LED’s em relação às de halogéneo. Devido ao seu tamanho reduzido, cabem nos mesmos dispositivos e têm uma duração cerca de 10x maior, cores mais brilhantes, baixo consumo (led de 9W equivale a halogéneo de 50W) e não produzem o efeito de calor. São mais caras em relação às convencionais mas pelas vantagens fazem delas a melhor opção.
E por falar em poupar, lembre-se sempre que a melhor iluminação é a luz natural, por isso tente aproveitá-la ao máximo.
Utilize tomadas múltiplas com interruptor para desligar todos os aparelhos à noite quando vai dormir ou em ausências prolongadas, como por exemplo férias. Apesar de o standy by consumir muito pouco, consome…
Verifique todos os seus aparelhos que estão ligados e que nem sequer se lembra deles. Já colocou a questão de se perguntar a si mesmo porque estão ligados sem estarem a ser usados? Por exemplo, quantas vezes tomou café em casa e deixou a máquina ligada? Porquê deixar o computar ligado de manha se só volta à noite? Se não está a carregar o seu telemóvel, porque deixa o carregar na tomada?
Se tem um tarifário bi-horário use e abuse dele, utilize as máquinas de lavar/secar roupa e passar a ferro apenas no horário de horas em vazio onde o preço do kW é cerca de metade e por consequência vai poupar dinheiro.
Em relação à utilização da máquina de lavar roupa, tente lavar a roupa com temperaturas mais baixas, em vez de 60º coloque a 40º e use-a apenas quando estiver cheia.
Um aspecto fundamental para aquecer ou arrefecer um espaço, é que não existam fugas para o exterior. Verifique o isolamento das janelas e portas.
No Verão, nos períodos de mais calor mantenha estores ou cortinas fechados para não entrar o calor, e no Inverno naqueles dias de sol aproveite e deixe-o entrar pela casa dentro, sabe bem e aquece.
O frigorífico é o electrodoméstico que consome mais numa habitação, será responsável por cerca de 40% do consumo total visto estar ligado 24 horas por dia. Se vai comprar este electrodoméstico ou outros, opte sempre por aqueles que têm uma eficiência energética melhor (A+++), pois isso reflecte-se no seu consumo.
Abra o frigorífico ou arcas de congelação apenas quando necessário e por um curto espaço de tempo. Não deixe acumular gelo, não coloque alimentos ainda quentes no frigorífico, vai levar mais tempo a retirar o calor desses mesmos. Verifique se os vedantes estão em bom estado, caso contrário, substitua a borracha.
Reveja a potência contratada que tem, poderá ser superior às suas necessidades. Pode estar a pagar por um excedente de potência disponível que tem mas que não usa. Por norma uma potência de 6.9kVA é o suficiente para as necessidades de consumo energético das habitações em geral, mas poderá sempre efectuar uma simulação dos seus consumos através de vários Websites, como por exemplo no site da ERSE ou na EDP.
Tenha sempre em mente, que quanto maior for a utilização simultânea de equipamentos, maior é o consumo no momento, logo teremos de ter uma maior potência contratada originando um maior custo.
Experimente durante um ano, executar algumas destas dicas que sugerimos neste artigo e vai ver que consegue poupar, tanto na energia como na carteira. Lembre-se que no poupar é que está o ganho e estes são alguns exemplos de como o pode fazer. Hoje em dia todos os pormenores contam.