Evite o perigo do radão e usufrua de um ar melhor
Actualizado em por VISENER
Esteja a par das nossas novidades.
Actualizado em por VISENER
Sabia que na região da Beira Interior, o perigo do Radão é elevado? Actualmente considerado como a maior fonte de radiação natural a que as pessoas estão sujeitas, a exposição prolongada aumenta o risco de ocorrência de cancro do pulmão. Um exemplo disso, nos Estados Unidos é considerado como a segunda causa de morte por cancro de pulmão, apenas superada pelos malefícios das partículas inerentes ao tabaco.
O Radão é um gás radioactivo, sem cheiro e cor, pelo que não é possível detectá-lo com os nossos sentidos pois não se vê nem se sente. É produzido no solo através da desintegração do urânio, estando também presente em materiais de origem granítica, onde este gás poderá ir para a atmosfera.
Descendente do urânio, existe no planeta desde os seu início, pelo que não podemos contar com a natureza para resolver o problema. Em espaços abertos o risco é mínimo ou quase nulo, mas nas habitações, se o espaço for confinado poderá atingir concentrações elevadas, especialmente nas zonas mais baixas, como por exemplo caves e garagens.
Sim, estima-se que seja a causa de 6% a 15% dos cancros pulmonares a nível mundial.
Embora a maior parte dos habitantes de Portugal não se tenha de preocupar com o Radão, o mesmo não se verifica com os habitantes da Beira Interior, principalmente os que vivem em zonas graníticas, ou seja distritos como Viseu, Vila Real, Guarda e Castelo Branco são os mais afectados pelo perigo que o Radão apresenta. Na maioria deve-se à localização onde no passado houve 61 minas de urânio, a maioria na Urgeiriça. As restantes zonas, não estão expostas a elevados níveis de Radão, embora os distritos do Porto, Braga, Portalegre e a Serra de São Mamede também apresentem riscos.
Como já tínhamos referido anteriormente, o Radão é um gás radioactivo, inodoro e incolor pelo que é impossível detecta-lo. Para que possa saber se tem ou não níveis elevados deste gás em sua casa, é necessário fazer determinadas medições. Existem equipamentos de purificação de ar que eliminam os milhões de partículas, sejam cancerígenas ou não, que se envolvem no ar, permitindo a Qualidade de Ar Interior (QAI). São muito utilizados, pois quase que eliminam estas partículas assim como dissipam contágios de alergias, constipações, gripes, fungos, bactérias, mofo, odores, poluentes nocivos, entre muitas outras.
Quando pensamos que está tudo bem no interior da nossa casa e o ar que respiramos é do mais puro que pode haver, ao verificarmos, chegamos à conclusão que estamos completamente enganados. Sem darmos conta, a qualidade do ar não é a melhor. Lembre-se, nunca é demais verificarmos pelo menos uma vez quais os níveis de Radão, seja numa habitação, lar, creche, garagem ou qualquer edifício fechado.