Com a liberalização do mercado de electricidade, os vários fornecedores podem competir livremente com os seus preços e condições comerciais. Assim, todas as pessoas ficam com a opção de escolher o seu fornecedor de energia eléctrica que mais lhe convém.

Empresas no mercado da electricidade

Devido ao facto de o mercado de electricidade já se encontrar liberalizado, passaram a existir empresas que comercializam electricidade para Clientes domésticos e outras para grandes consumidores, industria ou pequenos negócios. Neste momento, os clientes têm ao seu dispor as seguintes empresas:

  • EDP Comercial;
  • Endesa;
  • Galp Energia;
  • Iberdrola;
  • Union Fenosa Comercial;
  • Nexus Energia;

Quando devo mudar de comercializador?

Os clientes têm um prazo para mudar de comercializador até 31 de Dezembro de 2015. Até lá, podem ficar com o actual, mas irão sofrer penalizações de 3 em 3 meses, impostas pela entidade ERSE, com o objecto de levar o cliente a migrar para o mercado liberalizado.

Quero mudar, o que fazer?

Se quer mudar para o mercado liberalizado terá de entrar em contacto com as várias empresas que comercializam electricidade, pedindo vários orçamentos, verificando qual o mais vantajoso para si. Uma forma fácil de comparar preços, é através dos vários simuladores que a ERSE e a DECO disponibilizam gratuitamente.

Liberalização do mercado de electricidade.

Tenha em atenção especial, para as condições do contrato que vêm sempre em letras pequenas, condições essas que normalmente as pessoas não lêem que mas poderão dizer muito.

De seguida é assinar um contrato e o fornecedor trata de todo o processo de alteração.

Existem custos ao mudar?

Não há custos para os consumidores, não podendo ser exigido qualquer pagamento, mas atenção às cláusulas que vêm no contrato que assinar.

Quantas vezes posso mudar?

Como indica a ERSE, os clientes podem mudar de fornecedor até 4 vezes por ano, mas tenha em atenção, que pode haver motivos que o impeçam de mudar, tais como a acumulação de pedidos, a potência que o cliente indica não seja normalizada ou até mesmo caso se venha a verificar que tem dividas com o seu fornecedor actual.

Tenho de mudar de contador?

Não há a necessidade de mudar o contador, nem existe interrupção de fornecimento de electricidade durante o período de migração. Este continua a ser da propriedade do distribuidor. Lembre-se que está apenas a mudar de comercializador.


Esperamos que este artigo lhe tenha ajudado a esclarecer algumas dúvidas no que diz respeito a todo este processo da liberalização do mercado de electricidade. Qualquer dúvida entre em contacto connosco, teremos todo o gosto em responder a todas as suas questões.