A manutenção eléctrica industrial resume de uma forma geral, todos os aspectos que estejam relacionados com a conservação dos equipamentos, por forma a que estes estejam nas devidas condições operacionais. A detecção de falhas que muitas vezes não são de fácil percepção, no ambiente industrial é fundamental para garantir o bom funcionamento dos equipamentos.

Importância da manutenção industrial

Todo o tipo de equipamento está sujeito a desgaste e deterioração ao longo tempo, fazendo com que o mesmo deixe de funcionar correctamente na sua função. É neste aspecto que se enquadra a manutenção industrial, que pode ser definida como um conjunto de actividades e recursos aplicados aos equipamentos/instalações afim de garantir o seu bom funcionamento, aumentando a fiabilidade, qualidade e tempo de vida.

Para evitar todo este processo, é necessário a execução de tarefas que vão prevenir a possível avaria do equipamento. Essas tarefas vão desde inspecções, limpezas, substituições de peças, medições, entre outras.

Tipos de manutenção industrial.

Existem vários tipos de manutenção, mas podemos distinguir as mais importantes, que são manutenção preventiva, preditiva e correctiva.

Manutenção Eléctrica Industrial

Manutenção Preventiva

A manutenção preventiva é essencial para o bom funcionamento de qualquer equipamento. Esta está presente no nosso dia-a-dia sem darmos conta, como por exemplo, não deixamos o nosso carro andar até ficar sem óleo, vamos trocar sempre de X em X quilómetros, apesar de ainda ter óleo.

Muitas empresas não dão importância e descuram a manutenção preventiva das suas instalações, assim como das máquinas que dão o rendimento à empresa. Apenas se lembram quando surge um problema e recorrem à manutenção correctiva, onde muitas vezes é a lei do desenrasca, podendo originar problemas futuros.

Manutenção Preditiva

A manutenção preditiva é um complemento à manutenção preventiva. Afim de se diminuir a substituição de equipamentos/componentes sem se aproveitar ao máximo a sua vida útil, a industria começou a realizar inspecções regulares, surgindo assim a manutenções preditiva.

Enquanto na preventiva se faz através de estimativas, na preditiva usa-se equipamentos que vão monitorizar esses desgastes afim de obter dados sobre o estado dos equipamentos.

A monitorização dos equipamentos pode ser realizada através de vários meios, como por exemplo, imagens térmicas, análise de vibrações e óleos, medição do desgaste dos componentes entre outros.

Manutenção Correctiva

A manutenção correctiva é toda a manutenção feita para corrigir erros/falhas que surgem inesperadamente no desenvolvimento de uma actividade. Este tipo de manutenção é dispendiosa, pois provoca paragens na produção, diminui a qualidade do produto/serviço, pode ser muito demorada, pode-se verificar a não existência de peças/componentes para substituição imediata e necessita de técnicos qualificados disponíveis no momento.


Lembre-se que hoje em dia para as empresa, é fundamental a manutenção industrial em todos os sentidos. Evite a deterioração dos seus equipamentos, executando acções no sentido de prevenir a paragem ou até mesmo a sua substituição.